Trabalhamos com o objetivo de promover a saúde através de técnicas que possibilitem a integração entre corpo, mente, energia, psique e a alma. Tratamos de todos estes setores de forma unificada, ao invés de separá-los como comumente fazemos, pois acreditamos que fazem parte de um só ser. Nossos serviços buscam equilibrar desarmonias causadas por conflitos, sofrimentos e dores em busca de uma perfeita integração de nossas partes.
Psicoterapia
A psicoterapia tem como base a compreensão do ser humano e de seu modo de existir no mundo. Trás uma visão integrada do homem considerando as dimensões orgânicas, psíquicas e sociais que conjuntamente participam na produção da existência humana e de seus problemas.
É um processo de ajuda conduzido por especialistas, por meio de técnicas fundamentadas em uma ou várias teorias de personalidade, no qual o indivíduo amplia a consciência que tem de si mesmo reorganizando padrões de comportamentos geradores de sofrimento que interferem no seu bem estar, e o impedem de criar possibilidades de realização pessoal.
É um excelente recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode se manifestar: distúrbios psicossomáticos (pânico, ansiedade, depressão, fobias, anorexia, dores), dificuldades pessoais, relacionamentos, profissionais, conflitos conjugais e familiares, fases de transições da vida.
Visa fortalecer a capacidade de gerenciar a própria vida através do aprofundamento da autopercepção que por conseqüência, traz a compreensão de seu funcionamento e da dinâmica de sua existência. Os sintomas que geram a necessidade do processo psicoterapêutico tendem a desaparecer na medida em que aprendemos o que eles têm a nos ensinar.
A psicoterapia é favorável ao crescimento pessoal, pois estabelece um diálogo interno construtivo, abre novos canais de comunicação, transforma padrões de funcionamento estereotipados restabelecendo assim o processo de desenvolvimento criativo de cada um.
Acupuntura
A Acupuntura é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e pode ser definida como a inserção de agulhas nos chamados pontos de acupuntura localizados na superfície do corpo com o objetivo de equilibrar a energia e consequentemente a saúde física, mental, emocional e espiritual.
Os pontos de acupuntura estão ligados por linhas imaginárias na superfície do corpo denominadas meridianos.
Estes pontos podem ser puncionados com agulhas ou aquecidos com o calor produzido pela moxa ou moxabustão. Podem ainda ser estimulados por ventosas, pressão, massagem, exercício, fricção, imã, ultrassom, cor, esparadrapo, semente, estímulos elétricos e lasers.
Para os antigos chineses, nosso organismo é formado de matéria e energia. É a parte energética, a força vital ou Qi que circula pelos meridianos.
É a mesma energia que está presente em todo o Universo. Ela possui dois polos, chamados de Yin e Yang e dentro do organismo está sempre em movimento, circulando pelos meridianos. Ter saúde é deixar a energia fluir, mantendo o equilíbrio entre os dois polos. Assim sendo, todas as doenças seriam consequentes a uma desarmonia da circulação do Qi.
Considerando que todas as funções do corpo humano, incluindo-se as psíquicas, são influenciadas pela circulação de energia, todas as patologias podem ser tratadas pela Medicina Tradicional Chinesa.
No Oriente a acupuntura é utilizada para tratar distúrbios e/ou dores de todo tipo, como os digestórios, circulatórios, urinários, oftálmicos, ginecológicos, psicológicos, etc.
No Ocidente, a acupuntura foi assimilada inicialmente como instrumento auxiliar no tratamento das condições dolorosas: algias do aparelho locomotor, fibromialgia, dor miofascial, cefaléias, cólicas menstruais e odontalgias, fortalecimento do sistema imunológico, asma, dependências químicas, sequelas de AVC, na promoção de saúde, na prevenção de doenças, na melhoria da qualidade de vida, na preparação de atletas e nos distúrbios psicossomáticos.
Em equilíbrio, há uma maior probabilidade de aumentar a consciência sobre si, o que favorece um maior auto-convívio além de promover o desenvolvimento pessoal em todos os níveis.
Fitoterapia
A Fitoterapia Chinesa trata dos distúrbios energéticos a partir de fórmulas milenares, podendo ser utilizada isoladamente ou em conjunto com a Acupuntura, moxabustão, ventosa, auriculoterapia, tui-ná, ou qualquer outra técnica da Medicina Tradicional Chinesa.
A Fitoterapia é o método de cura mais antigo do mundo remontando aos primórdios da história em que o homem recolhia, para fins medicinais, plantas no seu estado natural.
Há registros na Índia, com mais de 4 mil anos de existência, de sistemas de cura baseados na fitoterapia.
Na China encontram-se a partir de 1.700 a.C. registros muito detalhados de curas para elevado número de doenças com o recurso das plantas medicinais; época na qual os livros eram escritos em casco de tartaruga, seda ou pergaminhos.
O primeiro estudo das plantas partiu da observação da natureza e da sua ordem diante do Universo e parte do pressuposto que este tem forças complementares e opostas denominadas de Yin e Yang. O estudo dos 5 elementos da natureza (madeira, fogo, terra, metal e água) também compõe esta compreensão.
O homem é um microcosmo e reproduz em si e em sua saúde em todos os níveis, as mesmas forças do Universo. Isso quer dizer que respeita as mesmas leis tão bem descritas nos 5 elementos.
O objetivo da Fitoterapia chinesa é equilibrar o indivíduo para que ele promova sua cura. Para isso, usamos ervas que, por exemplo, aqueçam ou esfriem, tonifiquem ou sedem ou ainda promovam a circulação do Qi (energia).
A prescrição é feita a partir de um diagnóstico preciso com a finalidade de detectar os desequilíbrios dos Zang Fu (órgãos e vísceras).
A Fitoterapia Chinesa é uma alquimia. Para a composição de uma fórmula é preciso conhecer as propriedades energéticas, curativas e sinérgicas das ervas. Na formulação Chinesa existe uma erva Imperador, que é a principal da fórmula porque determinará sua ação, as ervas Ministros, que potencializam a ação do Imperador, as ervas Mensageiras que levam as propriedades das ervas onde é necessário, e as ervas Assistentes que harmonizam toda a fórmula.
As Fórmulas Chinesas têm a finalidade de promover o equilíbrio promovendo a saúde física, mental e espiritual do indivíduo.
A Fitoterapia Brasileira tem sua origem na sabedoria do povo indígena e nos conhecimentos e experiências populares. Atualmente contamos com alguns estudos científicos, sendo muito eficaz em diversas patologias, além do baixo custo.
Quiropraxia
É uma ciência do conhecimento dos antigos gregos, egípcios, chineses e hindus, há mais de 3.000 anos.
Sua base teórica está fundamentada no estudo da coluna vertebral e dos nervos que saem da medula espinhal, onde pequenos desvios de alinhamento das vértebras podem determinar compressão ou irritação dos nervos, causando sinais, sintomas de doenças e dor.
Na prática, a quiropraxia consiste na detecção e correção manual dessas anormalidades de alinhamento. Assim, os nervos liberados voltam a conduzir normalmente os impulsos nervosos antes comprometidos, restaurando a condição saudável do paciente.
Massagem Oriental
A massagem oriental visa tratar do indivíduo promovendo seu equilíbrio físico e energético. As técnicas utilizadas envolvem pressões e movimentos em determinados pontos do corpo com a finalidade de harmonizar a energia deixando-a fluir livremente além de fortalecer os órgãos e as vísceras.
Como resultado, temos o alívio das tensões advindas de problemas emocionais e físicos, há uma melhora no tônus e na força muscular, aumenta a flexibilidade, reduz a rigidez articular o que eleva a amplitude de movimento, estimula a circulação sanguínea e linfática, pode ser calmante, estimulante e desintoxicante.
É indicada para prevenir a boa saúde, tratar de lesões, preparar o corpo para o movimento, amenizar o stress, relaxamento após aula de ginástica, tornar o indivíduo mais flexível para a vida, além de levá-lo ao autoconhecimento.
Pode ser utilizada em conjunto com outras técnicas como a Acupuntura e a Quiropraxia.
Existem muitas técnicas de massagem oriental: tui-ná, shiatsu, anma, zen shiatsu, susho, reflexologia podal, etc, mas todas têm o mesmo objetivo de tratamento.
Ao equilibrar a energia e restabelecer o fluxo energético, promovemos a boa saúde além de se obter a sensação de bem estar consigo mesmo e com o mundo!
Reiki
Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como Terapia Vibracional.
A Energia que se encontra no universo é chamada de Energia Cósmica. É a energia que mantém a vida em nosso planeta. Todos os seres vivos são compostos e animados por esta energia.
Reiki é um tratamento energético, onde o aplicador canaliza a energia cósmica e a transmite através da imposição das mãos. Como se trata de energia de vida, sua utilização dirigida e concentrada é um poderoso agente harmonizador e de cura.
Antes das doenças atingirem o corpo físico, elas se manifestam no corpo energético, o qual pode ser tratado com Reiki.
Desta forma, previne doenças no corpo físico. Uma vez que a doença já tenha se instalado no corpo físico, Reiki acelerará a eficácia dos tratamentos médicos, amenizará os sintomas, e minimizará efeitos colaterais de medicamentos.
Assim sendo, Reiki propicia um profundo bem estar, aumenta a energia vital atuando nos níveis: físico, mental e espiritual, reduz o stress, dissolve bloqueios emocionais, desintoxica, combate as causas das doenças no campo energético, aumenta as defesas imunológicas, minimiza dores, aumenta a criatividade, e amplia a consciência.
Reiki pode ser aplicado harmoniosamente associado a todos os tipos de tratamento.